Vantagens de investir na crise

ivestir-na-crise-vantagensTempos de crise são sempre complicados para quem deseja investir ou começar um negócio. Devido à instabilidade econômica, o medo do empreendimento fracassar e todo o tempo e dinheiro acabar sendo perdido é bastante grande.

Mas você sabia que ao contrário do que pensamos, tempos de crise podem ser ótimas oportunidades para se investir em um novo negócio? A ideia pode parecer contraditória, mas é verdade: existem vantagens em se investir em tempos de crise. Reunimos aqui algumas informações que podem fazer com que você resolva transformar o que parecia um problema em oportunidade.

Por que investir na crise?

Tempos de crise são difíceis para todo mundo. A economia se retrai, os consumidores gastam menos e a maioria dos empresários deixa para investir alto em um outro momento. E é justamente aí que está a vantagem de épocas como essas. Se tem menos pessoas investindo e abrindo novos negócios, as chances do seu empreendimento se destacar no mercado aumentam.

Além disso, estudos afirmam que uma empresa nova demora cerca de dois anos para se consolidar completamente no mercado. Isso porque as pessoas precisam conhecer a marca, a empresa precisa conquistar público, clientes, fornecedores, etc. Nesse sentido, começar um negócio em tempos difíceis pode ser uma vantagem. Isso porque durante a crise a sua empresa pode se consolidar no mercado e, quando a economia voltar a ficar aquecida, seu negócio já estará conhecido do público e começará a de fato ter lucro.

Claro que cada caso é um caso, mas de uma maneira geral crises costumam ser cíclicas. Especialistas afirmam que em cerca de dois anos o país já terá superado a atual crise econômica. Sendo assim, empreender durante o período pode ser uma ótima estratégia. Isso porque um negócio em fase inicial vai passar por dificuldades de qualquer maneira, seja em época de economia aquecida ou não. Deixar para empreender na crise e colher os frutos quando o país estiver em uma situação melhor pode ser uma oportunidade e tanto.

Vale mesmo a pena investir na crise?

Investir durantes períodos de crise pode ser uma oportunidade, mas mesmo assim inspira alguns cuidados. Antes de colocar todo o seu capital em um negócio novo, tenha certeza de estar escolhendo algo que pode de fato dar lucro a longo prazo. Faça pesquisas de mercado, entenda que tipo de negócio é o mais adequado para a sua região e empreenda com cautela. Em tempos de crise ou não, investimentos sempre tem uma margem de risco.

Vale lembrar que em épocas de crise, investir em empresas que já estejam consolidadas no mercado pode ser uma boa alternativa. Se tornar franqueado, por exemplo, minimiza os riscos já que a empresa franqueadora já tem todo o know-how de como lidar com situações adversas. Além disso, o investimento inicial e o risco são menores do que investir em um negócio “do zero”.

Para saber mais sobre possibilidades de investimento, entre em contato com a Amiste Café. Somos uma empresa em constante crescimento e ficaremos felizes em apresentar nosso modelo de negócios.