É possível crescer com uma franquia?

O mercado de franquias continua apresentando crescimento ano após ano. Isso mostra que muitas pessoas estão perdendo o medo de deixar seu emprego formal para investir em um negócio próprio ou mesmo investir o dinheiro guardado em investimentos pouco rentáveis em abertura de franquias. Mas mesmo com o mercado crescendo, ainda existe em muitas pessoas, uma certa hesitação na hora de pensar em investir seu dinheiro em franquias. Uma das grandes dúvidas de quem quer empreender, além do medo natural de um possível fracasso, é a ideia de que, ao investir em uma franquia ao invés de abrir um negócio “do zero”, a possibilidade de crescimento do negócio ficará reduzida.

Mas essa é uma ideia equivocada. Na verdade, franquias têm tantas chances de crescimento quanto um negócio inédito. E nesse texto, vamos te ajudar a entender porque você deve acreditar no potencial de crescimento de uma franquia.

É uma questão de saber investir:

Dizer que toda e qualquer franquia que você investir crescerá e dará resultados incríveis é uma afirmação equivocada. Uma franquia, assim como qualquer outro negócio, só tem reais possibilidades de crescimento se for um investimento bem pensado. Por isso, antes de colocar o seu dinheiro em alguma empresa franqueadora, vale a pena fazer uma extensa pesquisa de mercado e tentar entender quais segmentos são mais lucrativos, o que os outros franqueados dizem sobre aquela determinada franquia, se outras pessoas que investiram naquele negócio cresceram ou enxergam possibilidade de crescimento em momentos atuais. Assim fica mais fácil entender se será possível ter sucesso investindo naquele negócio ou não.

B2B é uma boa opção:

Se a sua vontade é crescer como empreendedor, uma boa alternativa é procurar por franquias B2B. Negócios business to business nada mais são do que contratos estabelecidos de empresa para empresa. Desse modo, tanto as chances de crescimento aumentam, quanto as de fracasso diminuem. Isso porque contratos que são feitos diretamente com uma empresa tendem a ser mais duradouros e mais sólidos, já que empresas estão menos suscetíveis a crises e outras questões do que o consumidor final. Além disso, negociar diretamente com uma empresa garante uma receita maior e uma possibilidade de crescimento a longo prazo muito mais garantida.

Franquias em shopping crescem menos:

Quando uma pessoa pensa em abrir uma franquia, geralmente a primeira ideia que lhe vem à cabeça é investir em uma franquia em shopping, principalmente alimentação. A ideia que muitos dos futuros franqueados possuem é que, um local que está aberto de domingo a domingo, em horários flexíveis, só pode oferecer oportunidades de negócios que terão alta possibilidade de crescimento em curto prazo. Porém a realidade é bem diferente. Uma franquia em shopping enfrenta alta concorrência, além de ter um custo bem mais elevado do que uma loja de rua, por exemplo. Isso porque shoppings exigem mais gastos com aluguel e manutenção do ponto, além de necessidade de contratar um número maior de funcionários para atender a demanda dos horários. Ou seja, com tantos gastos, as chances de crescimento acabam ficando reduzidas.

No fim das contas, o que vale para um negócio comum, vale para uma franquia. Fazendo o investimento certo e sabendo gerir o negócio com inteligência, se aproveitando ao máximo das informações e direcionamentos sugeridos pela franqueadora, as chances de sucesso do seu negócio são mais altas que se você estivesse começando um negócio do zero. Além disso, sempre vale lembrar que franquias lidam com um modelo de negócio já consolidado no mercado e contam com todo o apoio da franqueadora, o que facilita em muito o trabalho.

Se você está procurando uma franqueadora que está em franco crescimento e já tem unidades em varias regiões do país, não deixe de entrar em contato com a Amiste Café. Teremos o maior prazer em te atender e apresentar nosso plano de negócios.