Para abrir uma franquia é necessário experiência na área?

As franquias têm ganhado muita visibilidade nos últimos anos, não só porque o seu número aumentou exponencialmente no país, mas também porque cada vez mais, ganham status de um bom negócio. Investir em uma marca que já conta com um produto testado e com todo o suporte para iniciar o seu negócio com certeza é muito vantajoso, ainda mais em tempos de crise.

No entanto, mesmo que esse assunto esteja em alta, ainda são comuns algumas dúvidas de quem deseja investir em franquias. Uma questão bastante frequente é se para abrir uma franquia é necessário experiência na área.

Em geral, a resposta é não. Por isso mesmo, as franquias têm recebido muita atenção de novos empreendedores que desejam apostar na sua independência financeira a partir de uma marca já consolidada. O fato de estar aberto para empresários de “primeira viagem” é um grande atrativo deste modelo de negócios. A abertura de uma franquia não exige que a pessoa tenha empreendido no passado, necessariamente, tampouco que tenha experiência prévia com franquias. É uma alternativa que tem atraído pessoas que, além de serem donas do seu próprio negócio, almejam uma alternativa para contornar a crise

Hoje em dia, mesmo os profissionais mais qualificados muitas vezes não possuem a mesma certeza de permanência em seus empregos. Antes de serem demitidos, se tornam empreendedores em busca de uma maior independência profissional. É um momento muito especial, de investimento na própria carreira. Integrando uma rede de franquias, esse investimento é assegurado pelas condições de uma empresa já consolidada no mercado e com infraestrutura pronta.

 

O que é preciso para investir em uma franquia

Mesmo que a experiência como empresário ou franqueado não seja obrigatória para investir em uma rede de franquias, é necessário que o empreendedor tenha o mínimo de intimidade com processos administrativos. O grau de conhecimento que se deve ter pode variar conforme a rede.

Para gerenciar um negócio com sucesso, o know-how é muito importante, mesmo quando a franquia oferece todo o apoio necessário para que o seu novo franqueado dê os primeiros passos. Mas, isso não significa que o interessado na franquia precise ter formação superior em Administração, por exemplo. Muitas vezes, a experiência profissional já oferece conhecimento suficiente para se tornar franqueado.

Já quem não possui nenhum conhecimento pode se aperfeiçoar, fazendo cursos e mesmo estudando por conta. Atualmente, é possível ter acesso fácil a conteúdo de qualidade e gratuito na internet. Vale lembrar que mesmo empresários experientes não podem se acomodar, pois o mundo dos negócios está em constante mudança e acompanhá-las é fundamental para o sucesso de qualquer empresa.

A Amiste Café é uma rede de franquias que atua no setor de aluguel de máquinas de café e vending machines, sendo um exemplo de que é preciso apenas vontade de trabalhar com excelência para se tornar um franqueado. Camila foi a primeira franqueada da rede, com a unidade de Curitiba. Ela mudou de ramo ao investir na parceria e hoje colhe seus frutos. Saiba mais de sua história clicando aqui.

Se você quer saber mais sobre como funcionam as franquias e esclarecer outras dúvidas, conheça o e-book que a Amiste Café preparou para você sobre o tema aqui.