O segredo do expresso perfeito

segredo-expresso-perfeitoO café é uma unanimidade nacional. Presente no café da manhã, depois do almoço e no lanchinho da tarde, a bebida agrada à boa parte da população. Porém, embora beber café diariamente seja um hábito do brasileiro, preparar ou encontrar um café de qualidade já não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Principalmente no que diz respeito ao expresso.

Segundo especialistas, um expresso perfeito é aquele que consegue extrair todos os óleos e sabores do café na bebida. Além disso, conta com uma crema (aquele creme que fica no topo do café expresso) perfeita, de cor avelã.

Para saber exatamente qual é o segredo para se preparar um expresso perfeito, reunimos aqui algumas dicas que podem te ajudar a preparar ou reconhecer uma bebida de qualidade.

A importância da crema

Você pode não saber, mas aquela espuma espessa que fica em cima do café tem uma importância e tanto no que diz respeito ao sabor e qualidade do café. Um expresso não pode ser considerado perfeito se não tiver uma crema bem-feita.

Mas como identificar a crema perfeita? Bem, a tarefa é mais simples do que parece. Uma crema de boa qualidade geralmente tem uma cor de avelã e gruda nas paredes da xícara por um bom tempo, mesmo depois do consumo da bebida. Uma crema de qualidade indica que o expresso foi preparado com grãos de boa procedência, que a torra foi feita da maneira certa e que a bebida foi preparada na temperatura e no tempo adequados.

A crema perfeita não se desmancha nem depois de umas gotas de adoçante e nem mesmo quando o açúcar é adicionado à bebida. Ou seja, para se preparar o expresso perfeito é imprescindível que a crema saia exatamente da maneira que deve ser.

Como conseguir a crema e o expresso perfeito?

Embora a crema perfeita seja também a consequência de um grão de qualidade com uma torra bem-feita, não se engane: mesmo os cafés feitos com os melhores grãos podem resultar em um expresso com uma crema aquém do esperado.

Isso porque, o erro pode estar na temperatura da água, na pressão da máquina e até na habilidade do barista. Ou seja, na hora de preparar um bom expresso, além de procurar pelos grãos adequados, é muito importante também se atentar a hora do preparo da bebida.

Se a crema ficar muito clara e tiver bolhas grandes, o que pode ter acontecido é que o expresso foi passado num tempo menor do que o recomendado (de 24 a 28 segundos). Agora, se a crema estiver escura demais e o café um pouco mais amargo que o habitual, o contrário pode ter ocorrido: o café deve ter sido passado em um tempo superior que o recomendado.

Outras variáveis como a temperatura da água e a “pressão” na hora de compactar o café também podem fazer a diferença. Preste atenção à todas as etapas do processo e certamente você conseguirá o expresso perfeito da próxima vez.

Agora, para ter certeza que vai saborear um café de qualidade, entre em contato com a Amiste Café. Nós temos as melhores máquinas e os insumos do mercado para garantir que seu próximo expresso seja perfeito.