Case de sucesso: Camila, da unidade Amiste Café de Curitiba

A Amiste Café é uma empresa do setor de aluguel de máquinas de café e vending machine que atua desde 2001, sendo que em 2012 começou a sua expansão por meio do modelo de franquias. Atualmente, são seis unidades da marca em diferentes cidades brasileiras e o seu objetivo é atender todo o país em um futuro próximo.

Além de Londrina, Maringá e Curitiba, no Paraná, a Amiste Café já está presente em Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP). Na capital paranaense, Camila Rezende Pimenta Soares, 36 anos, formada em Economia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e em Turismo e Hotelaria pela Universidade Norte do Paraná (Unopar), é quem está no comando da unidade.

Antes de se tornar uma franqueada, Camila atuava no setor de exportação de couros, mas, ao ser apresentada ao modelo de negócio da Amiste Café, enxergou uma oportunidade única de crescimento para a sua carreira profissional. A oportunidade era ainda mais convidativa porque Camila já conhecia a empresa de perto, e pôde constatar seu sucesso.

Conversamos com a Camila, primeira franqueada da rede, sobre sua história de empreendedorismo junto à Amiste Café. Saiba mais na entrevista:

 

Amiste: Por que você resolveu mudar sua atuação profissional?

Camila: Sempre foi uma grande vontade minha ter o próprio negócio, investir todo meu conhecimento e esforço em algo que fosse próprio e que me trouxesse independência financeira e pessoal.

Amiste: Como foram as primeiras reuniões com a equipe? Que tipo de apoio teve?

Camila: Iniciamos o negócio ainda sem a formatação total do modelo de franquia, nem o nome havia sido escolhido ainda. Mas sempre tivemos total apoio e suporte dos funcionários e diretores da empresa, com quem tínhamos contato frequente, tanto pessoalmente como via internet. Fizemos também dias de treinamento prático.

Amiste: Como foi a recepção do mercado durante os primeiros meses?

Camila: A ideia de locação de máquina de café em Curitiba sempre foi bem desenvolvida, temos alguns concorrentes no mercado. Por isso, a recepção não foi difícil para este segmento. A grande carência está relacionada à qualidade no atendimento, aspecto que fazemos de melhor, sempre superando as expectativas dos nossos clientes. Esse é o nosso grande diferencial.

Amiste: Que apoio tiveram da franqueadora nos primeiros meses?

Camila: Tivemos apoio desde a área técnica até o comercial, o que foi de fundamental importância para o start do negócio. Sem contar que com o modelo de franquia temos todos os fornecedores e suportes já estabelecidos para não perdermos tempo com isso. O negócio já vem pronto para que possamos executá-lo.

Amiste: Quais foram as dificuldades e como elas foram superadas?

Camila: Contratação de mão de obra qualificada e dificuldade em encontrar pessoal com conhecimento para esse segmento. Felizmente, pudemos superar estes impasses com o treinamento adequado oferecido pelo suporte da franqueadora.

Camila fez uma avaliação muito positiva do seu negócio, principalmente, pelo número de clientes que só aumenta. Segundo ela, o faturamento também tem crescido anualmente. A franqueada relatou que ela e sua equipe sentem-se hoje ainda mais adaptadas e capacitadas para a operação. A cada dia que passa, um crescimento constante. “Estou muito satisfeita com esses cinco anos dedicados à Amiste Café Curitiba. Tenho conseguido no dia a dia a realização pessoal e profissional que sempre busquei”, concluiu.