Você sabe o que são o blends de café?

blend-de-cafeUm café de qualidade é bom e todo o brasileiro gosta. Mas, será que você já ouviu falar sobre blends de café? O nome pode parecer complicado, mas um blend nada mais é do que uma mistura de diferentes tipos e variedades de grãos com a finalidade de criar um sabor mais equilibrado.

O que são os blends?

Como já dissemos, blends são misturas de diferentes tipos e variedades de grãos de café. As misturas podem ser feitas tanto com diferentes tipos da mesma variedade quanto com junção das duas diferentes variedades de grão, o robusta, também conhecido como conelon e o arábica.

Como se faz um blend?

Para um blend perfeito, algumas etapas devem ser respeitadas. O primeiro passo é escolher o tipo de grão que será utilizado. Vale lembrar que escolher os grãos e as variedades corretas para criar um blend perfeito demanda conhecimento. Apenas misturar tipos e variedades diferentes de grãos indiscriminadamente pode acabar em um resultado nem tão satisfatório.

Como mencionado, as duas variedades principais de café que dão origem a vários tipos de grão são: robusta e arábica. Os grãos da variedade robusta são geralmente bem fortes e intensos e são utilizados para produzir cafés de qualidades inferiores, mais comerciais, e os instantâneos. Já os grãos do tipo arábica já contam com maior qualidade, sabor de caramelo e aroma intenso.

Depois de escolher os grãos, é a hora da torra. A torra de cada variedade e tipo escolhidos deve ser feita individualmente e com grãos de tamanho igual. Com a torra individual, os aromas de cada variedade ficam mais presentes e o blend tem uma qualidade maior.

Assim que a torra é feita, é a hora do resfriamento, que deve ser feito bem rápido para deixar os grãos bastante perfumados para a mistura.

Como escolher os grãos?

Geralmente, para um blend bem equilibrado, mistura-se grãos de torra média com grãos de torra clara, por exemplo. Assim se consegue misturas bem equilibradas, encorpadas e de bastante complexidade.

Para conseguir um sabor ainda melhor, o mais indicado é usar o grão moído na hora, no momento do preparo do café. Em lugares especializados, dificilmente se encontrará cafés em capsula, uma vez que não são moídos na hora e perdem muito dos óleos essenciais se comparados com cafés em grãos moídos no momento da extração do café.

Um blend bem feito evidencia o melhor de cada tipo de grão e garante um café de sabor elaborado e encorpado, trazendo notas de acidez, de doçura e diferentes aromas e sabores. Além de café, é possível incorporar ao blend produtos como avelã ou baunilha, por exemplo.

Para saborear um café de qualidade, não deixe de entrar em contato com a Amiste Café. Possuímos diferentes blends de cafés em grãos que agradam os paladares mais exigentes, além de oferecer as melhores máquinas italianas para a extração de um café perfeito fazendo do seu cafezinho um momento inesquecível.