B2B: vendendo para outras empresas

Você já deve ter ouvido falar de B2B. A sigla pode parecer algo complicada, mas nada mais é do que a abreviação de Business to Business e se refere a um modelo de negócios que é feito de empresa para a empresa. Diferente do que acontece no modelo B2C (Business to Costumer), em que o consumidor final é uma pessoa física, no modelo B2B, o consumidor final também é uma empresa.

Feito de empresário para empresário, esse tipo de negócio tem crescido muito nos últimos anos e se mostrado um modelo extremamente lucrativo.

Como funciona o modelo B2B?

O modelo B2B, como o próprio nome sugere, é um tipo de negócio em que o consumidor final é uma pessoa jurídica, e não física. Ou seja, o negócio é feito de empresa para empresa. Esse tipo de modelo é bastante comum entre um fabricante e um atacadista, ou entre um atacadista e um revendedor, por exemplo.

O modelo B2B também funciona muito bem no caso de franquias, em que o franqueado oferece o produto para empresas e não necessariamente para o consumidor final.

As vantagens do modelo B2B:

Apesar do modelo Business to Business já estar bastante consolidado dentro do mercado, ainda existem dúvidas em quem quer investir neste tipo de negócio. Quais são as reais vantagens de fazer um negócio de empresa para a empresa ao invés de oferecer o produto diretamente para o consumidor final?

Bem, entre as vantagens desse modelo de negócio estão fatores como durabilidade do contrato, segurança e estabilidade. É que um contrato B2B tende a durar mais tempo do que um contrato feito em um modelo de negócios que venda diretamente para pessoas físicas. Isso, se juntando ao fato de que pessoas jurídicas geralmente tem maior estabilidade financeira do que pessoas físicas, garante mais segurança ao negócio.

Mas claro que mesmo com suas vantagens, ainda é preciso ter cuidado ao investir em um negócio ou em uma franquia B2B.

É que esse tipo de empreendimento exige uma grande qualidade e um padrão alto de produtos e serviços. Ou seja, é sempre importante estar atento e oferecer para seus parceiros de negócio um atendimento de excelência. É apenas assim que sua empresa ou franquia pode realmente se estabelecer no mercado.

Como investir?

Para investir em um negócio B2B é preciso entender o mercado da sua região e assim escolher o tipo de investimento que tem a maior possibilidade de funcionar. Vale lembrar que franquias são sempre uma boa opção porque ser um franqueado exige menos investimento e oferece menos riscos já que geralmente você estará investindo em uma empresa já bem colocada no mercado.

Para saber mais sobre franquias e negócios B2B entre em contato com a Amiste Café que nós ficaremos felizes em te apresentar nosso modelo de negócios.