A História do café: conheça as origens da bebida que agrada o mundo

historia-do-cafeUm cafezinho passado na hora é uma preferência nacional, mas você sabia que apesar da bebida ser muito popular no Brasil, o café nasceu mesmo na África? A planta é tradicional do continente africano, típica das regiões altas da Etiópia (Cafa e Enária) e por ali cresce espontaneamente, como uma planta de bosque.

Aliás, o nome da região onde a planta foi descoberta pode ter relação com o nome pelo qual conhecemos a bebida hoje. Há quem acredite que “café” vem de “cafa”, um dos locais da África onde a planta é comumente encontrada. É que “café” vem do turco “kahweh”, que por sua vez vem do árabe “kahwah”, que muito provavelmente se refere à “Kaffa”, região da Etiópia que era grande produtora da planta.

Reza a lenda que o poder energizante do café foi descoberto por acaso, por um pastor etíope que percebeu que suas cabras mudavam de comportamento quando consumiam as folhas da planta. Da África, a bebida foi levada para a Arábia. Os árabes foram os primeiros a cultivar a planta e a utilizavam na medicina para curar diversos males. Da Arábia o café foi para o Egito, no séc. XVI e depois para a Turquia. O café só chegou na Europa no séc. XVII, sendo introduzido primeiro na Itália e na Inglaterra. Depois, a bebida foi para outros países como França, Alemanha, Dinamarca e Holanda.

E falando em Holanda, foram justamente os holandeses os responsáveis por espalhar o café pelo mundo. É que eles transformaram suas colônias nas Índias Orientais em plantações de café e junto com portugueses e franceses trouxeram a planta para as Américas.

O Café no Brasil

O café chegou ao Brasil através do Sargento Francisco de Mello Palheta que levou algumas mudas da planta para Belém do Pará em 1727. Francisco conseguiu sementes e pequenas plantas no jardim do governador da Guiana Francesa, que trouxe algumas sementes da França e as plantou em sua residência.

A partir daí a planta foi lentamente se espalhando pelo país e chegou ao Vale do Paraíba por volta de 1820. Foi nessa época que o país começou a exportar café, principalmente vindo do Vale do Paraíba (SP), Araxá (MG) e Goiás. A partir de 1845, o Brasil começa a ser o responsável por 45% da produção do café mundial.

A cafeicultura passou a ser então uma das grandes atividades econômicas do Brasil e foi a responsável pela urbanização e enriquecimento de algumas cidades, principalmente em Minas Gerais, no interior paulista e em algumas regiões do Paraná.

Atualmente o Brasil ainda produz um dos cafés mais consumidos do mundo e em 2016 chegou a ser o maior produtor e exportador de café do mundo. O maior importador de café do Brasil é os Estados Unidos, seguido da Alemanha e da Itália.

A bebida é amada pelos brasileiros e faz parte da cultura do país.

E se você, como todo bom brasileiro, gosta de saborear um café de qualidade, não deixe de conhecer as máquinas da Amiste Café. Temos as melhores máquinas e os melhores insumos para fazer a hora do café inesquecível.